Educação Infantil

Na Educação Infantil as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos a fim de exercitar suas capacidades e potencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras, cognitivas e a fazer exploração, experimentação e descobertas. Atendemos crianças com idade entre 0 e 3 anos e 11 meses na educação infantil, em período integral e meio período, distribuídos em turmas de Berçário 1 e 2 e Maternal 1 e 2.

Berçário 1

Berçário 2

Maternal 1

Maternal 2

Serviço de Contraturno escolar

Esse serviço consiste na oferta de atividades antes ou após as aulas regulares, com a intenção de desenvolver novas habilidades nas crianças por meio de atividades artísticas, culturais, lúdicas e esportivas. As crianças atendidas possuem faixa etária de 04 à 06 anos e 11 meses de idade. 

Matutino

Vespertino

20190405_101310
20190405_143423

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares para crianças de 0 a 6 anos

1837581_resize_700_400

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é realizado com as crianças e suas famílias, a fim de complementar o trabalho social, fortalecer vínculos e prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS por meio do Programa de Atenção Integral à Família-PAIF. É uma forma de intervenção social planejada em conjunto pela Equipe Multiprofissional da Entidade que cria situações desafiadoras, estimula e orienta as famílias das crianças na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

Buscamos desenvolver atividades de convivência, estabelecimento e fortalecimento de vínculos e socialização centradas na brincadeira, por meio do acesso à brinquedos favorecedores do desenvolvimento e da sociabilidade e momentos de brincadeiras fortalecedoras do convívio com familiares. Com as famílias, o serviço busca estabelecer discussões reflexivas, atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos e orientação sobre o cuidado com a criança pequena e sobre seu desenvolvimento.

A oferta desse serviço abrange todas as crianças assistidas por nossa Entidade.

Projeto Brincando e Aprendendo

Este Projeto tem como objetivo, fortalecer o vínculo afetivo familiar, através do brincar, a fim de favorecer o desenvolvimento infantil e promover ações de prevenção à violência, através da inclusão de atividades lúdicas, artísticas, culturais e esportivas para as crianças.

A oferta desse serviço abrange todas as crianças assistidas por nossa Entidade, por meio de:

Estimulação Pedagógica

Aula de Ed. Física

Oficina de Dança

Oficina de Balé

Oficina de Artes

Aula de Inclusão Digital

Oficina de Capoeira

Contação de História

Oficina de Música

Aula de Inglês

Além da oferta das atividades acima mencionados, o Projeto Brincando e Aprendendo conta com o trabalho de uma Equipe Multidisciplinar composta por: Assistente Social, Psicólogo, Dentista, Fisioterapeuta, Nutricionista e Educadora Parental. Toda intervenção de trabalho dessa Equipe para com às crianças são pautadas no desenvolvimento de atividades lúdicas, como forma de estimular o aprendizado através de brincadeiras infantis. Já com as famílias das crianças assistidas, esses profissionais são responsáveis por orientar individualmente e/ou coletivamente por meio de ações socioeducativas.

Equipe Psicossocial (Assistente Social e Psicólogo):

Promove reuniões socioeducativas para as famílias e funcionários;
Acompanha as oficinas de interação familiar (Brinquedoteca);
Realiza acompanhamento das crianças e suas famílias;
Promove capacitações e orientações aos funcionários;
Planejamento de projetos sociais e campanhas;

Dentista:

Realiza atendimento com as crianças de escovação supervisionada, selante, flúor e cáries.
Promove orientação em saúde bucal para as crianças e suas famílias;

Nutricionista:

Supervisão da alimentação escolar;
Acompanhamento nutricional das crianças;
Promove educação nutricional às crianças e suas famílias;

Fisioterapeuta:

Desenvolve atividades de estimulação psicomotora;
Promove orientação e capacitação dos professores em relação a atividade motoras;
Realiza orientação familiar

Educadora Parental:

Promove orientação e capacitação dos funcionários através da abordagem da Disciplina Positiva;
Media grupos com as famílias, através de workshops, proporcionando a vivência na abordagem da Disciplina Positiva;
Conheça mais sobre a Disciplina Positiva

Programa Criança Feliz

noticia-criança-feliz

Este é um programa do Governo Federal que é executado pela Casa da Criança em nosso Município. Atende 250 crianças de 0 à 3 anos de idade e gestantes inscritas no Cadastro Único, independentes de estarem inseridas em nossa Instituição. A principal ação é a realização de visitas nas residências das famílias inclusas no Programa, pelos Visitadores Sociais. As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância.

Esse Programa é executado por uma Assistente Social Supervisora e 15 visitadores sociais.

EDUCAR PARA UMA VIDA MAIS SAÚDAVEL

A Casa da Criança de Taquarituba busca sempre incluir ações voltadas à saúde na primeira infância, através de campanhas preventivas e de promoção à saúde, palestras socioeducativas às famílias e o acompanhamento das crianças com os profissionais: Dentista, Fisioterapeuta, Nutricionista e Psicólogo que oferecem mais de 2 mil atendimentos durante o ano para as crianças assistidas.

O projeto é realizado através de atividades que estimulam a prática da alimentação saudável, dos cuidados pessoais e de higiene de uma forma atraente, lúdica e educativa, buscando como resultado a melhoria na qualidade de vida das crianças na primeira infância. Também desenvolvemos ações para a comunidade através das redes sociais, com vídeos socioeducativos e campanhas. Confira um pouco sobre o nosso trabalho:

COMBATE À VIOLÊNCIA

A Casa da Criança de Taquarituba através do Projeto Brincando e Aprendendo desenvolve ações de forma a complementar as políticas públicas de prevenção à violência infantil.

Essas ações se tornaram necessárias a partir do diagnóstico social na área da infância e adolescência realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Taquarituba – CMDCA,  em 2015, que apontou a necessidade do desenvolvimento de projetos destinados à prevenção da violência infantil, uma vez que 25% das crianças com idade entre 0 a 6 anos sofreram algum tipo de violência.

Em 2021, o Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (FIA/RJ) traçou o perfil daqueles que mais sofrem com agressões e abusos no Brasil. Nesse estudo foi possível identificar que em 58% dos casos são crianças que estão na faixa etária de 0 a 6 anos, sendo que o principal tipo de violência é o abuso sexual (49,3%), seguido pela psicológica (24,4%), física (15,6%) e negligência (10,7%). Crianças entre 7 e 11 anos representam 30% das vítimas. Os adolescentes que sofrem violência correspondem a 12%.

“A violência contra crianças e adolescentes é um problema grave, que precisa ser cada vez mais discutido por nossa sociedade. São vítimas dentro de suas próprias casas enquanto são pequenas e sofrem com a violência nas ruas quando chegam à pré-adolescência. O Poder Público precisa encarar a questão com seriedade e evitar que mais vidas sejam perdidas a cada ano”, diz Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Trabalho desenvolvido dentro da instituição

 

Procuramos alinhar a execução desse projeto por nossa entidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial a ODS 16: Paz Justiça e Instituições Eficazes, que se refere a promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Nossa proposta por meio do Projeto Brincando e Aprendendo é de criar estratégias de Promoção da Primeira Infância livre de violência através da ludicidade, incluindo a participação das famílias e colaboradores nesse processo, bem como integrando e fortalecendo a rede de proteção.

Para as crianças, propomos diversos projetos pedagógicos que promovam a equidade e o respeito entre as pessoas, como por exemplo: Identidade, Boas maneiras, Direitos e Deveres, Diversidade, Valores. Esse ano (2022) estamos incluindo para as crianças de 3 a 6 anos a “Escola das Emoções”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

 

Para as famílias nossa proposta é oferecer oficinas de interação familiar e ações socioeducativas por meio de palestras, workshops e campanhas que abordem temas relevantes para a Prevenção e Promoção da Primeira Infância bem como o fortalecimento do vínculo afetivo familiar.

Possuímos uma equipe psicossocial (assistente social e psicóloga) a qual contribuirá para o acesso das famílias à rede de garantia de direitos. Esses profissionais realizarão o acompanhamento de crianças e suas famílias através de atendimentos individualizados das famílias, visitas domiciliares e encaminhamentos.

Disciplina Positiva

 

Deste 2020 adotamos como ferramenta, para o fortalecimento dos vínculos afetivos familiares e de prevenção à violência, a abordagem da Disciplina Positiva, que tem como objetivo promover uma educação de crianças baseadas no equilíbrio entre firmeza e gentileza, isto é, um modelo de educação mais respeitosa.

Através da Disciplina Positiva o adulto conhece ferramentas firmes e ao mesmo tempo gentis para lidar com os desafios de comportamento das crianças, ajudando-as a desenvolver habilidades de vida que serão importantes tanto na infância como na vida adulta!

Campanhas

 

A Casa da Criança também tem como premissa expandir suas ações à toda Comunidade, e por isso desenvolve Campanhas Preventivas e de Promoção à Primeira Infância em nossas Redes Sociais, como por exemplo: Combate à Agressão e Trabalho Infantil; Educação, sem violência; Direitos e Deveres das Crianças. Sendo que a Campanha de maior destaque é a Campanha Faça Bonito (Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) que ocorre uma articulação entre a nossa Instituição e os demais órgãos de proteção e garantia de direitos do município, de forma a conseguirmos atingir o maior número de pessoas e sensibilizá-los sobre o assunto.